quinta-feira, 2 de abril de 2009

4 anos passados..


Faz hoje 4 anos que o Papa João Paulo II faleceu. Em 18 de Maio de 1920 em Wadowice, Polónia, nasceu Karol Józef Wojtyła. Perdeu a mãe (vitima de uma doença nos rins) com apenas 9 anos, aos 11 anos perdeu o irmão (vitima de escarlatina - espécie de faringite) e aos 21 anos perdeu o seu pai, tenente do exército de Habsburgos, (durante a 2ª Grande Guerra). Foi Docente de Ética na Universidade de Jaguelónica e posteriormente na Universidade Católica de Lublin.
Em 1963 Paulo VI aponta-o como arcebisto de Cracóvia. Participou no Concilio Vaticano II, contribuindo para a Declaração da Liberdade Religiosa.
Em 16 de Outubro de 1978 karol é eleito papa, adoptando o nome João Paulo II em homenagem ao seu antecessor, uma vez que este teve um dos Pontificados mais curtos da História (33 dias).
João Paulo II viajou mais que todos os seus antecessores juntos, participou em eventos ecuménicos (pregou numa igreja luterana e numa mesquita)
Em 1993 e 1994 sofre duas quedas graves, uma durante uma audiência no Vaticano, resultando uma fractura a uma omoplata e outra aquando saída do banho, fracturando o fémur direito. Ainda nos anos 90, começa a ter sintomas de Parkinson. Em Fevereiro de 2005 na sequência de um processo gripal, padece de laringo-traqueíte aguda, ainda nesse mesmo mês foi submetido a uma traqueostomia, com o fim de facilitar a respiração.
A última vez que o Papa João Paulo II aparece aos Católicos foi a 30 de Março de 2005, acenando da janela do seu escritório.

Sem comentários: